O ambiente atual de negócios tem exigido dos gestores - diretores, administradores e gerentes - cada vez mais qualidade e agilidade no processo de tomada de decisões. O fato é que uma atitude errada ou falha de supervisão, que não se enquadre nas leis ou nas atribuições dos gestores, podem gerar a responsabilidade pessoal pelos danos causados por tais condutas no exercício de atividades administrativas. Acionistas, empregados, clientes, concorrentes, entidades governamentais e terceiros, com os quais a empresa se relaciona, podem fazer valer seus direitos por meio de ações, que a lei confere, para compensar os possíveis danos decorrentes do ato ou decisão falha. Nesse caso, o profissional de gestão responsável poderá ser obrigado a responder com seu patrimônio pessoal.
A proteção dos bens pessoais dos administradores é objeto de cobertura do seguro D&O – Directors and Officers, que é devidamente adequado às necessidades de cada empresa.
A) Indenização dos administradores
Ressarcimento aos diretores e administradores de valores pagos em função de ação judicial.
Adianta os custos de defesa e não tem franquia.
B) Reembolso à sociedade
Reembolsa a empresa pelas indenizações que ela pagar em nome dos diretores e administradores . Adianta os custos de defesa e não tem franquia.
C) Garantia adicional de contenção de crise
Indeniza prejuízos decorrentes de danos à imagem da empresa. Anúncio público de demissões de empregados, perda de executivos importantes, reestruturação ou não pagamento de dívida e perda de patente, são alguns exemplos.
D) Custos de defesa em geral
Cobre às custas judiciais e os honorários advocatícios decorrentes de defesa relacionada às reclamações.
E) Representações para procedimentos extrajudiciais
Cobre despesas com advogados, entre outros custos de defesa, em processos extra-judiciais ou administrativos.
F) Novas subsidiárias
Cobre, automaticamente, todos os diretores e administradores de empresas criadas e/ou adquiridas durante a vigência do seguro, até um determinado limite de ativos.
G) Conselheiros e diretores de entidades sem fins lucrativos
Serviço de seguro destinado a Para os diretores e administradores que exerçam posições de conselheiros em entidades beneficentes.
H) Herdeiros e representantes legais do espólio
Seguro com extensão aos herdeiros em caso de morte do segurado.
I) Responsabilidade solidária de bens do cônjuge
Para o caso de qualquer bloqueio ou penhora que se estenda ao patrimônio do cônjuge do segurado.
J) Poluição
Cobre as reclamações de acionista da sociedade (em nome da sociedade ou por sua própria conta), com a alegação de dano à sociedade ou aos acionistas, por prejuízos financeiros puros decorrentes da liberação de poluentes.
K) Bloqueio de bens
Indenização decorrente de perdas e danos impostos aos diretores e administradores por conta de medidas que coloquem em indisponibilidade seus bens pessoais, tais como penhora online etc.
L) Cobertura para multas
Garantia das multas impostas aos diretores e administradores exclusivamente em virtude de atos de gestão praticados no exercício das funções.